📌Hoje, deixamos-te novamente o convite para aprenderes mais um pouco sobre a época romana. Já ouviste falar da lotaria como alternativa fiscal na Roma antiga?
📌Hoje, deixamos-te novamente o convite para aprenderes mais um pouco sobre a época romana. Já ouviste falar da lotaria como alternativa fiscal na Roma antiga?
Na época, Roma estava a precisar de uma reestruturação, mas as pessoas já estavam sob uma pesada carga fiscal e um aumento de impostos teria causado uma revolta popular. Augustus foi o primeiro a pensar em organizar uma lotaria como uma forma de aumentar as receitas do Estado e a sua própria popularidade. Nas festas havia ingressos comuns com pequenos prémios que eram compartilhados.
➡️NERO (Nero) chegou mesmo ao ponto de fornecer 1000 bilhetes de lotaria em alguns dias especiais, onde eram esperados prémios fantásticos. Já o imperador VESPASIANVS (Vespasiano) costumava distribuir presentes para mulheres acompanhados de cartões que eram chamados de apophoreta. Outro imperador romano, ELAGABALVS (Elagabalus), mostrou um interesse particular pelas lotarias.
➡️O que começou como um jogo onde os prémios eram escravos e terras, logo se transformou em lotarias obrigatórias para as pessoas em que os bilhetes eram jogados na multidão com catapultas, das quais os ricos prémios consistiam em 12 escravos enquanto o mais baixo com 12 grão-de-bico.
➡️Dois milénios após a proeza do imperador, os governos ainda usam hoje as lotarias como um método para angariar fundos para utilizar em projetos públicos.
Já conhecias a história das lotarias? Partilha connosco . Para a semana partilhamos mais curiosidades da época romana!