ACD -CENTURIUM® um contributo para a autonomia e flexibilização curricular e educação inclusiva | EB Manoel de Oliveira | Porto

ACD -CENTURIUM® um contributo para a autonomia e flexibilização curricular e educação inclusiva | EB Manoel de Oliveira | Porto

A ACD foi uma ação certificada pelo Centro de Formação de Escolas do Porto Ocidental (CFEPO), no âmbito da formação contínua de professores.

O período da manhã organizou-se através de três painéis de partilha e debate sobre as boas práticas e os exemplos de sucesso CENTURIUM® no território do distrito do Porto.

Painel 1 – CENTURIUM® no Agrupamento, caso do Agrupamento de Escolas Manoel de Oliveira

  1. Professora Teresa Rebolo (Coordenadora do CENTURIUM® in Manoel de Oliveira): apresenta Todos a jogo – o CENTURIUM® na EB23 Manoel de Oliveira e na EB1 da Ponte;
  2. Professora Nelly Dias: apresenta o impacto social CENTURIUM® na EB1 Fonte da Moura;
  3. Professora Cristina Sousa: apresenta o Programa Educativo na EB1 da Vilarinha;
  4. Professora Andreia Moreira e Professora Ivone Sequeira: o CENTURIUM® na realização de um trabalho colaborativo nas disciplinas de Matemática e de Francês, com alunos de 8ºano no Agrupamento de Escolas Manoel de Oliveira.

Painel 2 – CENTURIUM® INCLUSAT inclusivo e integrador

  1. Professor Rui Meireles: o CENTURIUM® no Agrupamento de Escolas Rio Tinto Nº 3 – A Legião do C.A.A.;
  2. Professora Helena Santos: o CENTURIUM® como instrumento dos alunos do C.A.A., na inclusão da restante comunidade educativa no Agrupamento de Escolas Garcia de Orta.

Painel 3 – CENTURIUM® espaço de compromisso e inovação educativa

  1. Professora Raquel Moreira: o CENTURIUM® realização de uma DAC, com o envolvimento de todas as disciplinas do 5º ano da EB Dr. Francisco Torrinha;
  2. Professora Lurdes Amaral: o CENTURIUM® no ensino Profissional – gamificação a prática de um conceito imperfeito, na perfeição – Escola Secundária de Gondomar;
  3. Professora Sónia Santos: o CENTURIUM® como realização de um projeto de turma, com reflexo em todas as áreas de formação. Alunos do 4º ano de escolaridade, da EB Padre Manuel de Castro, do Agrupamento de Escolas Abel Salazar;
  4. Aluno Estagiária, Bruna Oliveira: Apresentação do estudo “Jogos Matemáticos – uma abordagem analógica e digital”, realizado com a população de alunos da EB Fonte da Moura, orientada pelo Professor Guilherme Rodrigues. 

O período da tarde foi organizado para dar oportunidade aos professores de contactarem com o jogo Tábula: aprender a jogar, explorar estratégias e preencher folhas de registo.

Nesta ACD estiveram presentes 27 professores, partilhando visões e promovendo momentos de co-construção naquele que é o caminho do CENTURIUM® Programa Educativo e Academia Social.

 

Data de evento: 12/07/2022

O que andamos a fazer