Desafio V – Amphitheatre: Motus | LEGIONARIUM

Desafio V – Amphitheatre: Motus | LEGIONARIUM

De 12-10-2022 a 9-12-2022

A Fase L. – LEGIONARIUM – trata-se da  2ª fase do CENTURIUM® – Programa Educativo, uma fase empreendedora e de autonomia, onde os alunos, que integraram a iniciativa no ano letivo 2021/2022, têm a oportunidade de desenvolverem competências transversais, criarem laços e fortalecer a coesão grupal para que, numa fase posterior, sejam os protagonistas na disseminação da missão CENTURIUM® no seus estabelecimentos de ensino. Neste seguimento, as turmas da Fase L. foram convidadas a desenvolver 10 desafios.

Desafio V – Amphitheatre: Motus: é pedido que cada participante escreva, num papel, um problema, dificuldade ou tristeza sentida (o que é escrito não é partilhado). Posteriormente cada criança/jovem dobra,  insere esse papel num balão e enche o mesmo. Ao som de uma música, os problemas, dificuldades e tristezas são suportadas, numa fase inicial, apenas por dois elementos do grupo, que têm a missão de não deixar nenhum dos sentimentos cair ao chão. À medida que o tempo avança são adicionados esforços, convidando outras crianças/jovens a ajudar no suporte dos problemas, dificuldades e tristezas. Assim sucessivamente, até que toda a turma esteja envolvida a  ajudar, proteger e amparar os problemas, dificuldades, tristezas de todos e de cada um.

Esta atividade permite refletir acerca da importância da empatia, da cooperação e da ajuda entre todos para a resolução das situações mais desafiantes. 

O desafio V foi realizado pelo pelo 6ºG e o 8ºF da EB23 Júlio Dinis e por fim, pelo 4º ano da EB1 Belo Horizonte.

Estabelecimentos de ensino: 2

Turmas: 3

Alunos: 67

Professores: 3

 

 

 

 

Data de evento: 12/10/2022

O que andamos a fazer